quinta-feira, 3 de março de 2011

Plano de aula sobre células - tronco

Planos de aula I

Colégio Municipal Elvira da Costa Pinto Dias Pires
Disciplina: Ciências Naturais
Professora estagiária: Isabela Reis
Ano: 8º e 9º Turmas: A

Tema
Células-tronco

Conteúdo
Definição de célula-tronco, sua utilização,células tronco somáticas x células tronco embrionárias,novidades recentes sobre CT, conclusão.

Objetivo
Entender as células tronco hematopoéticas e transplante de medula óssea;
- Cultivo de células tronco mesenquimais "in vitro",com os seguintes objetivos:
          Entendimento das metodologias utilizadas nas terapias celulares com células tronco mesenquimais;
          Entender a relação existente entre células tronco mesenquimais e terapias celulares.

Desenvolvimento
Conteúdo escrito, sobre as células-tronco e suas finalidades.
Debate sobre as novidades  e os benefícios a humanidade.

Desenvolvimento atitudinal
· Envolvimento.
· Participação.
· Curiosidade.
· Objetividade
.

Recursos
Quadro, giz,caneta ,caderno.

Avaliação
Avaliar a oralidade através do debate, saber o tema proposto, o desempenho e interesse sobre o assunto.

  Conteúdo Didático

Muito tem-se falado atualmente nas famosas células-tronco. Há aqueles que são à favor de seu estudo e aqueles que são contra. Entretanto, muita gente que opina tem apenas uma noção do que seja uma célula-tronco. Outros não fazem a mínima idéia do que seja e mesmo assim querem opinar. Para termos uma opinião coerente sobre o assunto, é necessário conhecê-lo e, principalmente, entendê-lo. E então? Vamos fazer isso?

Definição:
Uma simples definição para "célula-tronco" seria: "célula indiferenciada capaz de se diferenciar em qualquer outro tipo de célula". Traduzindo... seria uma célula semelhante à célula de um embrião, a qual não tem ainda forma e função definida, mas que é capaz de se modificar, se transformar em qualquer tipo de célula do corpo, seja um neurônio (célula nervosa), um hepatócito (célula do fígado), uma célula epitelial (da pele), etc.

Utilização:
Conseguem imaginar uma célula com capacidade de regenerar qualquer tipo de tecido? Conseguem vislumbrar o potencial que elas têm na medicina? Se você corta sua pele, ela se regenera naturalmente. Se você tem problemas no fígado, ele também é capaz de se regenerar naturalmente. Mas e quanto aos tecidos que não se regeneram? Um problema cardíaco atualmente só é solucionado com um transplante. 

Pessoas que ficam paraplégicas ou tetraplégicas não podem jamais voltar a andar. Pessoas com doenças neurodegenerativas como "Parkinson" ou "Alzheimer" morrem sem ter a oportunidade de cura. São apenas alguns dos problemas que podem ser solucionados com a utilização das Células-Tronco. Resumindo: elas podem salvar vidas, curar doenças tidas como incuráveis, fazer paralíticos voltarem a andar... Sua pesquisa é sem dúvida alguma imprescindível à humanidade! Mas então qual é o problema?

Células-Tronco Somáticas X Células-Tronco Embrionárias: 
As Células-Tronco adultas são chamadas de Células-Tronco Somáticas (CTS's) e são encontradas na Medula Óssea. São células raras e dispersas nos tecidos, o que dificulta a sua obtenção, além de serem mais difíceis de se manipular e diferenciar em laboratório. CTS's podem ser coletadas no cordão umbilical, gordura e medula óssea, mas sem apresentar as mesmas capacidades de diferenciação que as CTE's.  

As Células-Tronco encontradas em embriões são chamadas de Células-Tronco Embrionárias (CTE's). Elas são extraídas de embriões na fase de "blastocisto". São obtidas através de um processo chamado de "Clonagem Terapêutica". O material genético do indivíduo é inserido num óvulo, gerando um embrião com as mesmas características genéticas desse indivíduo (literalmente um clone) e, ao chegar na fase de blastocisto, o desenvolvimento é interrompido e as CT's são extraídas. Esse tipo deCT é muito mais fácil de se multiplicar e diferenciar em laboratório.


Célula-Tronco Somáticas da Medula Óssea gerando os diversos tipos de células sanguíneas do ser humano.

Dilema Ético:
Como mencionado acima, as CTE's são muito mais fáceis de se obter e se trabalhar do que as CTS's. Entretanto, para se obter as CTE's, é necessário se gerar um embrião humano e interromper sua "vida" para utilizar as suas células. Tal fato é o que leva a intermináveis debates éticos e até mesmo religiosos. São comuns perguntas do tipo: "Será que é mesmo certo utilizarmos uma vida humana para salvar outras?" 

Ou ainda muito além disso: "O que define uma
 vida humana?" Será que um "aglomerado de células" é uma "vida"? A maioria das religiões considera "morto" um ser cujo cérebro parou de funcionar. Por que considerar um embrião "vivo" se ele ainda nem possui neurônios? Essas e muitas outras perguntas são debatidas incessantemente em eventos científicos e religiosos, nos meios de comunicação, etc. E enquanto o debate prossegue, as pesquisas são atrasadas e as "curas milagrosas" adiadas.




Novidades Recentes:
  • Um estudo descreveu um procedimento no qual obteve-se células individuais (CTE's) retiradas em uma fase em que o embrião humano é formado apenas por uma esfera de poucas células (uma mórula). Em tese, a técnica permite que as células remanescentes originem um organismo completo, caso sejam devidamente implantadas em um útero. (É retirado apenas um blastômero de um total de 8). Isso permite que se trabalhe com esta "única" célula-tronco, multiplicando-a em laboratório, sem matar o embrião que ainda terá 7 células e se desenvolverá num ser humano normal. Ainda faltam muitos testes...
  • Em 2007, pesquisadores norte-americanos e japoneses conseguiram "reprogramar" células da pele humana inserindo nelas alguns genes por meio de vírus. Foi possível "desdiferenciá-la" e "rediferenciá-la", ou seja, transformou-se a célula de pele em um outro tipo de célula. Entretanto, o risco de gerar tumores é muito grande nesse processo...
  • Células coletadas do líquido amniótico podem representar uma esperança no tratamento ou cura de doenças neurodegenerativas e diabetes. Conseguiu-se isolar CT's do líquido amniótico coletado em exames feitos por volta da 16ª semana de gestação. As CT's do líquido amniótico são tão boas quanto àsCTE's. E por serem mais "maduras" que as CTE's, não causam tumores. Faltam estudos...
  • O cordão umbilical também pode ser utilizado. Algumas pessoas o armazenam em bancos privados por 700 reais ao ano. Outros são doados a bancos públicos para serem usados por qualquer um, depois de testados geneticamente. Se o cordão do doador tiver características compatíveis com o receptor, a utilização é possível. Faltam estudos...


Conclusão:

Como podem ver, as CT's podem trazer inúmeros benefícios à humanidade. Mas a sua obtenção é difícil demais, a não ser que se utilizem embriões. E ao utilizar embriões, geramos os problemas éticos citados. Qual a solução? Ainda não se encontrou a resposta... 
Muitos são a favor de utilizar as CT's mesmo destruindo embriões, pois o consideram "sem vida". Outros defendem até o fim que mesmo um embrião é uma vida humana e que não é justo interromper essa vida, mesmo pela mais nobre das causas. E você? De que lado está?




                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário